Posts
O Acampamento Antifascista Está de Volta!
Depois do primeiro Acampamento Antifascista, que a RUA realizou no ano passado, voltamos novamente a chamar todos os antifascistas a juntarem-se no acampamento de resistência ao Fascismo. Aí, todos juntos, discutiremos política, táticas, teoria, faremos workshops e partilharemos experiências.
O Acampamento Como sabemos, os ventos não sopram favoráveis ao movimento social e popular. Neste ano, à exceção de certas “lutas de calendário”, tem reinado um clima de poucas mobilizações.
Por outro lado, estamos agora confrontados com uma bancada parlamentar que inclui 12 deputados proto-fascistas, 8 neoliberais radicais, uma maioria absoluta “socialista” de apoio ao governo e uma preguiça das restantes bancadas.
Posts
Reunião Aberta 5 de Março - Vamos construir um 21 de Março combativo
No ano passado, organizou-se uma ação internacional contra o Racismo nos dias 20 e 21 de Março, envolvendo centenas de cidades em dezenas de países, sob a designação “World Against Racism 2021”.
Em Portugal, vários coletivos, partidos e organizações anti-racistas organizaram duas manifestações, uma em Lisboa e outra no Porto no dia 21.
Assim, para termos novamente um 21 de Março combativo e nas ruas, convidamos todos a conhecer a iniciativa em https://worldagainstracism.
Posts
Legislativas 2022: O que se passou?
Depois do circo mediático típico destes períodos eleitorais, onde se discute quase tudo menos política: com sondagens que variavam drasticamente de dia para dia, fotos de gatos e cães, negacionismo das alterações climáticas, músicas e tempos de antena sem nexo, etc. Depois disto tudo, eis que chegaram os resultados destas eleições: um desastre para a esquerda e uma brutal reorganização da direita. O PS conseguiu aquilo que se julgava impossível: uma maioria absoluta.
Posts
Chumbo do OE2022. E agora?
A proposta de Orçamento de Estado apresentada pelo governo acabou por ser chumbada, apenas com os votos favoráveis do PS.
Este resultado representa uma rutura com 6 anos de orçamentos do PS aprovados com o apoio do PCP e BE, ainda que o BE tenha também votado contra há um ano. Os políticos e comentadores do regime — aos quais se veio a juntar também o PAN —, vieram imediatamente proclamar a “irresponsabilidade” do BE e PCP em quebrar um acordo que, supostamente, deu estabilidade ao país.
Posts
Concentração Fora Ventura, Abascal e Bolsonaro
Aviso - Mudança de local Devido a conflitos com outras ações no mesmo local, a concentração antifascista passou para o Largo do Intendente, mantendo-se às 18h00.
Manifesto Como sabemos, a extrema-direita, apesar da sua retórica ultra-nacionalista, compreende a importância de alianças internacionais para avançar com as suas políticas reacionárias em todo o mundo. André Ventura compreende muito bem essa necessidade e, só este ano, já trouxe cá Le Pen e Salvini.
Posts
Vem Participar no Acampamento Antifascista
O Acampamento Cresce cada vez mais, no seio da sociedade portuguesa (e não só), o sentimento de que é necessário fazer algo contra o recrudescimento da extrema-direita e de partidos com programas claramente fascistas. Cada vez mais se faz sentir a necessidade de nos organizarmos, debatermos motivações e métodos de ação nessa luta.
A Rede Unitária Antifascista (RUA), reconhecendo que é necessário debater a partir de dentro as causas e bandeiras da luta antifascista, rever métodos, formas de ação e também proporcionar um meio seguro e uma organização para que todos aqueles que se revêm nessa luta possam se juntar a ela, promove então, de 30 de julho à 01 de agosto, no distrito de Leiria, o primeiro Acampamento Antifascista.
Posts
Sangramos, mas não nos rendemos
Em 1990, a Organização Mundial de Saúde deixou de classificar a homossexualidade como distúrbio mental, mas os crimes motivados pela LGBTIfobia têm aumentado um pouco por todo o mundo. A opressão sofrida por pessoas LGBTI+ está firmemente enraizada nas estruturais materiais da sociedade capitalista e na necessidade de manter a hegemonia de uma ideologia sexista e reacionária para a manutenção de uma sociedade de classes. A luta LGBTI+ é uma luta histórica pelo progresso e contra as amarras da sociedade capitalista.
Posts
O fascismo não passou em Coimbra
Nos dias 28 e 30 de maio, o povo de Coimbra saiu à rua para deixar claro, mais uma vez, o seu repúdio pelas políticas reacionárias encabeçadas por André Ventura e pelo seu cúmplice italiano Matteo Salvini.
A derrota do simbolismo fascista No dia 28 de maio de 1926 foi instaurada a Ditadura Militar em Portugal, que mais tarde deu origem à ditadura fascista Salazarista que assombrou o povo deste país durante quase meio século.
Posts
Fora Ventura e Salvini. Manifestação Nacional Antifascista
A derrota de Trump enfraqueceu a estrutura de apoio internacional da extrema-direita. Bolsonaro viu o seu governo e base eleitoral começar a desmoronar-se. Matteo Salvini saiu do governo italiano e desceu nas sondagens. Agora, todos apostam na candidatura de Marine Le Pen à presidência da república francesa, onde as sondagens sugerem uma luta pela vitória.
Trump não caiu pela indiferença da oposição “progressista” no Congresso americano. Caiu porque o movimento popular não lhe deu folga durante os quatros anos de mandato, fosse ele feminista, operário ou, no final, antirracista e antifascista.
Posts
A RUA Solidariza-se com Mamadou Ba Contra o Racismo
No inicio do mês de Março, em entrevista ao jornal Público, o primeiro-ministro, António Costa, decidiu, lamentavelmente e contra si próprio enquanto pessoa racializada, equiparar a ameaça racista e fascista das forças de extrema-direita à acção dos movimentos antirracista e antifascista: “nem André Ventura nem Mamadou Ba representam aquilo que é o sentimento da generalidade do país. Felizmente”.
António Costa faz, assim, eco do ideário da extrema-direita, negando o racismo estrutural que dilacera as nossas sociedades e procura atestar que quem se dedica a combater o racismo é semelhante àquele que dele tira proveito.